Guimaguinhas
Memórias familiares e da minha cidade natal
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
ÁudiosÁudios
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Textos


EPV - ESPAÇO FRANCISCO DE PAULA VÍTOR
 

CONHEÇA O SITE APRENDIZADO ESPÍRITA - 
AQUI

ÍNDICE DA SÉRIE "EVANGELHO E ESPIRITISMO"
 
SOBRE PADRE VÍTOR 
Introdução

Francisco de Paula Vítor, o Padre Vítor, nasceu em Campanha, MG (12/04/1827) e faleceu em Três Pontas, MG (23/09/1905), onde cumpriu seu ministério profundamente cristão por dezenas de anos. Um resumo biográfico dele, elaborado por Osvaldo Esteves Faria, foi publicado no livro Vida e Mensagem, psicografado por Raul Teixeira, e pode ser visto neste link. 
imagem.aspx?L=500&A=-1&pro_id=9162766  quem_e_cristo.jpg
Raul já recebeu dois livros ditados por Padre Vítor.

O nome de Padre Vítor está ligado à vida de minha família desde os anos 1940, quando, vítima de um terrível processo obsessivo, Abigail, uma irmã de meu pai, foi curada no Centro Espírita 24 de Junho, de Lambari, MG, fundado sob a proteção desse espírito boníssimo.

- Essa história foi narrada no livro Abigail [Mediunidade e redenção] (aqui)

- Veja a seguir uma recriação romanceada da primeira manifestação de Francisco de Paula Vítor, no mencionado centro, nos anos 1930. (aqui)

(*) A pintura que abre este texto é de autoria de Aparecida Bhering, e está exposta no salão de reuniões da Casa Espírita Francisco de Paula Vítor, em Lambari, MG.
Voltar
O Centro Espírita 24 de Junho (*)

Numa noite memorável, no centro fundado pelos irmãos portugueses no bairro Campinho, em Lambari, revelou-se o Espírito de Francisco de Paula Vítor.

Na humildade do pequeno núcleo, o iluminado Espírito daquele que em vida fora conhecido como Padre Vítor, cuja memória, por essa época, já era objeto de culto por milhares de pessoas, ressurge dos mortos para provar a existência da Verdadeira Vida e para conclamar os trabalhadores de todas as Searas do Cristo a tomar da charrua e arrotear a parte que lhes cabe na fundação do Reino de Deus na Terra.

E Francisco de Paula Vítor esclarece que, atuando do Mundo Maior, já se tornara pastor e educador não apenas dos irmãos de confissão católica, e sim também de todos aqueles que buscam o Reino de Deus pela senda que seja, visto que Jesus ensinara que nenhuma das Suas ovelhas se perderia. E informa que, além dos seus compromissos espirituais com a Igreja de Roma, a que dedicara sua última vida na Terra, e à qual continuava assistindo do Plano Espiritual, entre outras missões, recebera também a de guiar uma equipe responsável por fundar e orientar inúmeros centros espíritas, e em especial no Sul do Estado de Minas Gerais, em face de seus laços espirituais com a região em que estivera recentemente encarnado.

O irmão de luz prosseguiu dizendo que também aquele núcleo espírita de Lambari, cidadezinha tão ligada a sua Campanha, a terra em que nascera, estava entre aqueles que receberiam proteção de sua equipe espiritual. E acrescentou que acerbas lutas viriam para todos os trabalhadores da casa,que grandes desafios teriam de ser vencidos, fosse no plano material, fosse no plano espiritual, mas que ele estaria sempre presente nos momentos de maior dificuldade.

Despediu-se orando ao Pai e pedindo Sua proteção para todos os irmãos presentes. Antônio Vidal, Manoel Vidal, José da Cunha Dutra, Alberto Franco, o menino Armandinho Vidal, filho de Manoel, os médiuns Agustinho, Armando e Dudu, e uma dezena de pessoas anônimas, emocionaram-se às lágrimas, contemplados com a palavra extraordinária de Padre Vítor, pelas doces vibrações magnéticas que caíram sobre suas cabeças, pela energia invulgar que lhes vibrou os corações tocados de fé.

E, algum tempo depois, no dia vinte e quatro de junho de 1938 realizou-se a reunião de fundação daquele núcleo espírita, que tomou como nome o dia de sua fundação, e como protetor o Espírito de Francisco de Paula Vítor.

Antigo C. E. 24 de Junho, atual C. E. Francisco de Paula Vítor, no Bairro do Campinho, em Lambari, MG 
Voltar
(*) Esta narrativa faz parte do livro Abigail [Mediunidade e redenção], de autoria de Antônio Lobo Guimarães, pseudônimo com que Antônio Carlos Guimarães assina a série MEMÓRIAS DE ÁGUINHAS. Veja acima o tópico Livros à Venda.
Resumo biográfico de Francisco de Paula Vítor

No livro Os Curadores do Senhor (*), há um personagem — Padre Benedito inspirado em Paula Vítor. Esse personagem, no romance citado, houvera sido o guia espiritual dos trabalhos de cura realizados por uma médium, cuja missão terrena não fora integralmente cumprida. No plano espiritual, Padre Benedito se sente responsável por isso e ora pedindo ajuda e orientação. A resposta do Alto veio dias depois por meio de uma entidade de imensa luz que se manifesta e diz, a certo trecho, estas palavras:
− Benedito, filho do coração! Não te desesperes nem te cobres além de tuas forças! Por que achas que as tarefas do Cristo por que respondes não foram cumpridas? Foram sim, tenha certeza!
Querido filho, é tua alma generosa que tantas vezes quer ir além dos limites! Vês tanto trabalho por fazer e tão poucos obreiros que queres açambarcar tarefas muito além das que podes dar conta! Isso não por imprudência ou por exaltação vã – mas em razão de teu gênio operoso, de tua dedicação inesgotável aos trabalhos do Cristo!
Lembra-te de tua última encarnação na Terra? Quiseste as maiores restrições: origem miserável, orfandade em tenra meninice, dificuldades nos estudos, imensos obstáculos no exercício de tuas funções de padre filho de escravos criado por uma fazendeira, objeto de preconceito no seminário e de maior preconceito ainda numa paróquia em que predominavam riquíssimos fazendeiros do café! E com que realizações sonhaste? Eram tantas, em face de tão grandes óbices que tinhas que vencer, que não parecia uma planejamento e sim um sonho difícil de realizar. E, no entanto, palmilhaste a existência terrena seguindo a mais pura Lei do Cristo! Foste educador, deixaste incontáveis discípulos! Foste empreendedor, criaste escolas! Foste vigário, fundaste igreja! Foste pastor, granjeaste multidão de pessoas para o aprisco do Senhor! Foste taumaturgo, operaste “milagres”! Foste discípulo do Cristo e realizaste longa lista de auxílio aos teus irmãos menores, quer na assistência material, quer na assistência espiritual. Que vida tão cheia de realizações! É por isso, Benedito, porque não aceitas trabalhar e empreender menos do que o maior dos seguidores do Cristo, é que te cobras tanto!
Voltar
(*) O livro Os Curadores do Senhor é o terceiro livro da coletânea HISTÓRIAS DE AGUINHAS, de autoria de Antônio Lobo Guimarães (pseudônimo literário de Antônio Carlos Guimarães)
Palestra espírita sobre a vida de Francisco de Paula Vítor

 Para ouvir a palestra, clique (aqui)

Assista à palestra Irmão Vítor, proferida pelo médico espírita Gílson Freire, realizada em 24/04/2014, na Fraternidade Espírita Irmão Vítor, em Belo Horizonte, que conta a história de Francisco de Paula Vítor, o Padre Vítor.

Aqui o site pessoal de Gílson Freire: 
http://www.gilsonfreire.med.br/
CENAS DA VIDA DE PADRE VÍTOR

Veja também a palestra acima, proferida por Antônio Carlos Guimarães, em 20 de junho de 2016, na CASA ESPÍRITA FRANCISCO DE PAULA VÍTOR, em Lambari, MG.
 
- Disponível aqui

Outros Centros Espíritas ligados a Padre Vítor

Veja outras instituições espíritas denominadas e/ou ligadas à memória de Francisco de Paula Vítor/Padre Vítor, como estas:

- Associação Espírita de Estudos Evangélicos Francisco de Paula Victor - Limeira, SP (aqui)
- Associação Espírita Estudantes da Verdade - Volta Redonda, RJ (aqui)
- Fraternidade Espírita Irmão Vítor - Belo Horizonte, MG (aqui)
- Associação Francisco de Paula Vítor - Pouso Alegre, MG
- Centro Espírita Francisco de Paula Vítor - Careaçu, MG
Centro Espírita Francisco de Paula Vítor - Capetinga, MG
- Centro Espírita Francisco de Paula Vítor - Itumirim, MG
- Centro Espírita Francisco de Paula Vítor - Lavras, MG (
aqui)
- Centro Espírita Padre Vítor - Passos, MG
- Centro Espírita Francisco de Paula Vítor - Caconde, SP
- Sociedade Espirita Beneficente Francisco de Paula Victor - Tambaú, SP (
aqui)
Bibliografia de Francisco de Paula Vítor
Livros

- Francisco de Paula Victor, Apóstolo da Caridade, de Gaetano Passareli (aqui)
- Outros livros sobre Padre Vítor: 

 
  - LEFORT, Mons. José do Patrocínio. Padre Victor, o Campanhense Trespontano. 3ª ed., 1995
   - ASSIS, Mons. Victor Rodrigues de. Vida e vitórias de Mons. Francisco de Paula Victor (o patriota e milagroso
      Padre Victor de três Pontas). Composto por Linotipadora Rio Preto Ltda., 1973
   - MESQUITA, Maria Rogéria, e PIEDADE, Nilce de Oliveira) Padre Francisco de Paula Victor – O homem de Deus
       para o mundo. Três Pontas: Associação Padre Victor de Três Pontas, 2002


- Clique para ver as capas desses livros: (aqui)

Textos digitais

- Resumo biográfico de Padre Vítor (aqui)
- O trabalhador do Cristo - resumo biográfico, livros e mensagens psicografadas de P. Vítor (aqui)
- Biografia de Padre Vítor (aqui)
- Virtudes do Padre Vítor (aqui)
- Curiosidades sobre Padre Vítor (aqui)

- Cronologia da história de Padre Vítor (aqui)

Fotos, Imagens e Informações Históricas

- Padre Francisco de Paula Victor (aqui)
- Fotos históricas (
aqui)
- A escravidão no Brasil à época de Padre Vítor (
aqui)
Índice da Série EVANGELHO E ESPIRITISMO

Espiritismo e Espiritualismo - Distinções e aproximações
Vida e morte - A dupla face da existência
Pensamento e vontade - Ação do pensamento sobre os fluidos
Cuidar da sensibilidade - Vigiai e orai!
A história de Abigail - Cura de uma obsessão na Casa de Padre Vítor
Casa Espírita Francisco de Paula Vítor - Uma breve história
O Consolador prometido e o Espírito de Verdade
A  obsessão espiritual - Alguns conceitos fundamentais
Evangelho segundo o Espiritismo: Elaboração, edição e estruturação
Literatura Espírita: leituras essenciais para uma boa formação doutrinária espírita
Cenas da vida de Padre Vítor
A Princesa Isabel e a Espiritualidade
Fenômenos mediúnicos na História
Evangelho e Família
Mediunidade - Um pequeno estudo introdutório
Vocabulário de Termos da Mediunidade
Renovação espiritual na visão espírita
Religião e Moral Espírita
Reencarnação e Lei de Causa e Efeito
As três revelações cristãs
Evento Espírita sobre Comunicação - 2o. Encontro
A mediunidade segundo o Apóstolo Paulo
O planejamento espiritual da missão de Paulo, Apóstolo
A Lei de Causa e Efeito na Codificação Kardequiana
Visão esquemática do Processo de Encarnação dos Espíritos
Escolha de Provas e o Processo de Encarnação dos Espíritos
Vocabulário de Termos Espíritas
O Processo de Encarnação dos Espíritos
O cego de Jericó
Aula Resumida de Conceitos de Doutrina Espírita
Visão sintética do Espiritismo
Evento espírita sobre comunicação
A Comunicação na Casa Espírita
Jesus, o Curandeiro Divino
Doenças do corpo e da alma
Lançamento do livro OS CURADORES DO SENHOR

Jesus e a oração
Os laços e os nós
O Perdão e a Cura
Gestão do Conhecimento e Doutrina Espírita (e-book)
Visão simplificada do Saber Espírita
Gestão do Saber Doutrinário espírita

Contos e Casos Espíritas - Os mortos consolam os vivos (e-book)
Os Curadores do Senhor

Qual é a melhor religião?
Os livros espíritas de Américo Werneck
Guimaguinhas
Enviado por Guimaguinhas em 23/04/2014
Alterado em 15/06/2017
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Os Curadores do Senhor R$20,00
Abigail [Mediunidade e redenção] R$20,00
Menino-Serelepe R$20,00
Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Formas de interação com o site GUIMAGUINHAS

- Contato com o site - clique o link e envie sua mensagemhttp://www.guimaguinhas.prosaeverso.net/contato.php

- Contato com o autor - envie mensagem para este e-mail: historiasdeaguinhas@gmail.com

- Postar comentários sobre textos do site - utilize esta ferramenta que está ao pé do textoComentar/Ver comentários 

- Enviar textos: utilize acima: